Você que me acompanha no Instagram talvez tenha visto que lancei meu 1° livro solo pela editora Patuá. Ele se chama “O amor acaba nos almoços de domingo”, e é tema desta edição da newsletter, onde você vai encontrar:
Sobre o que se trata o livro - sinopse, autoria, depoimentos
“Jornada de sensações” - trechos e spoilers do que você pode sentir ao ler
Da criação à publicação - quanto tempo levou até chegar aqui
3 livros que conversam com a obra - também escritos por mulheres, é claro!
Sobre o que se trata o livro
Esse é um livro que começa pelo fim. Tem como pano de fundo um divórcio, trazendo à tona diferentes emoções que qualquer término de relacionamento pode causar - seja ele amoroso, de amizade, ou profissional.
O amor está no título, mas a rotina também, corroendo silenciosa os almoços de domingo na vida de um casal aparentemente estável.

Sinopse:
Como primeiro dia da semana, o domingo não promete surpresas. Começa preguiçoso, com alguns compromissos familiares e geralmente termina em descanso. Mas não neste livro.
Aqui, no final de um domingo, uma mulher é surpreendida por seu marido: ele quer o divórcio. Na noite que se segue ela não consegue dormir, digerindo o peso daquelas palavras que mudariam o rumo de suas vidas. A partir daí, ela revela o que sente em um diário, em um misto de dor, angústia, raiva, amor e liberdade.
O amor acaba nos almoços de domingo é título deste livro e também de um dos 50 textos que fazem parte dele. Uma obra escrita em prosa e poesia por uma mulher que se desconstrói, e a cada verso convida você a fazer o mesmo.
Sobre a autora:
É um pouco estranho falar de si mesma(o) na terceira pessoa rs, então adaptei minha minibiografia que você vai encontrar na orelha do livro:
Escrevo sobre o que toca minha alma. Sou paulista, formada em Comunicação Social, adoro café, dança e conversas sobre a vida. Encontro nos livros e viagens um modo de expandir minha visão de mundo. Já tive um texto publicado na antologia internacional “Mulheres Poetas” (editora Mente Aberta, 2021) chamado “O brilho de uma estrela”, e me inspiro em outras mulheres para seguir escrevendo minha própria história.
Depoimentos:
Para que você conheça a opinião de outras pessoas, compartilho percepções de duas que leram o manuscrito. Ok, são minhas amigas, e justamente como amigas, elas precisam falar a verdade rs
“Jornada de sensações”
Selecionei alguns trechos que evidenciam diferentes sensações que a leitura pode te proporcionar, a começar pela mistura deles:
"Nunca senti tantas emoções e sentimentos diferentes ao mesmo tempo - parece que uma comporta de hidrelétrica se abriu e a água vem com força."
DOR
"Se a dor é um veículo de consciência, estou mais presente do que nunca."
RAIVA
"Antes de ir embora, você quis lavar o banheiro. Talvez pra limpar as merdas que você fez. Uma tentativa de não deixar marcas. “Lodo” engano."
ANGÚSTIA
“Eu preciso sair daqui. E ao mesmo tempo é tão difícil.
É como se eu quisesse acelerar o tempo, para um dia que não me lembre, ao menos por 24 horas, que estou me separando. Que tudo mudou.”
AMOR
"Pare de me chamar de amor.
Isso não é mais amor.
É seu apego, costume, culpa.
Nesse caldeirão de sentimentos tem tudo, só não tem mais amor."
LIBERDADE
"Essa história chega ao fim, mas sinto que minha vida está apenas começando."
Como diria André Tecedeiro: "Cada um lê no poema o poema que traz em si." Dessa forma, se você ler o livro, me conte depois o que sentiu - vou adorar conhecer o poema que traz em você.
Da criação à publicação
Quando vemos algo pronto, não temos ideia de quanto tempo levou até ali, por isso vou te contar como foi com o livro. O lançamento foi bem rápido, mas comecei a escrever ele há mais de 2 anos, em formato de diário.
Depois de alguns textos, pensei naquela frase que faz sentido surgir quando uma situação te faz sentir tanto: “Essa história daria um livro”. E deu. No final de 2022, reuni todas as anotações em um arquivo online para reler depois
No início de 2023 comecei a viajar, e conhecer novos lugares e pessoas foi um modo de editar o livro também. Rever ideias. Cortar excessos. Substituir palavras. Cada encontro com o outro, é uma oportunidade de editar a si mesma(o), buscando uma versão melhor e mais atualizada.
Em 2024, tomei como meta publicar o livro. Com a revisão de Clarissa Santos e o interesse da editora Patuá, isso se tornou possível. Agora é tempo de divulgar para que as pessoas possam conhecer e se conectar com a história - especialmente mulheres que já viveram algo semelhante.
Curioso pensar que enquanto escrevo esta news, o livro está na gráfica - como ficará impresso? Animada para descobrir! Depois volto aqui pra te contar.
3 livros que conversam com a obra
Por fim, indico 3 livros que conversam com O amor acaba nos almoços de domingo. Encontrei-os após finalizar o livro, cada um com seu estilo e personagens únicos, e o que notei em comum a todos é a voz narrativa feminina e a complexidade de emoções e sentimentos causada pelo rompimento de uma relação amorosa.
Vale destacar também a sensação de liberdade que desperta essas mulheres de relacionamentos que a mantinham como coadjuvantes de sua própria história. Todas descobrem, do outro lado do fim (ou da porta, como diria Simone de Beauvoir), o futuro que as espera, e do qual são protagonistas:
1. Dias de abandono, de Elena Ferrante
Sinopse: Com dois filhos e um cachorro, Mario e Olga viveram uma relação de 15 anos com os altos e baixos de um casamento normal. Sem abalos que evidenciassem um término repentino, Olga ouve o discurso de seu marido anunciando que ele a deixaria naquele momento. As páginas seguintes vão desnudando cenas críticas do passado do casal, repassadas até a exaustão pela protagonista e misturadas à urgência do seu cotidiano completamente destruído.
2. Fora de mim, de Martha Medeiros
Sinopse: Neste pungente romance-monólogo, a personagem explora sua dor e sua perda, mas também reflete sobre as expectativas que temos do amor e da vida, sobre o ciúme e a autoanulação, sobre o eterno impasse entre os amores desobedientes e os amores recatados, sobre o significado final da liberdade individual.
3. A mulher desiludida, de Simone de Beauvoir
Sinopse: Três mulheres maduras. Uma delas, uma intelectual bem-sucedida, de repente se percebe desconectada da própria família. Outra, após dois casamentos fracassados e o suicídio da filha, encontra em seus pensamentos e ressentimentos a única companhia. A terceira, Monique, descobre que o marido tem uma amante. Em comum, suas vidas foram postas em xeque por uma realidade implacável que está a ponto de destruir as mulheres que elas um dia acreditaram ser.
Obrigada por ler essa newsletter até o final!
“O amor acaba nos almoços de domingo” está à venda no site da editora Patuá, onde você vai encontrar 3 textos completos como amostra.
Clique no botão abaixo e saiba mais:
Adorei a forma como conduziu a newsletter! Deu pra ter uma ótima ideia com os exemplos, apesar de eu já saber que o livro é bom mesmo 🔥✨